Varre-Sai é medalha de bronze na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática

 

O município de Varre-Sai se destacou na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) referente ao ano de 2016. Entre 18 milhões de alunos, um aluno da Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes, na localidade de Santa Rita do Prata, na zona rural do município, ficou entre os 4.500 medalhistas de bronze de todo o país.

Nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, somente 37 alunos receberam medalhas de ouro, 116 alunos receberam medalhas de prata e 213 as medalhas de bronze, entre eles, Guilherme Martins Teixeira, o único medalhista de bronze da região Noroeste Fluminense. Também foram homenageados 20 professores, 32 escolas e 2 municípios pelo desempenho de seus alunos.

A OBMEP é mantida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada  (IMPA) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, de Universidades e Instituições Públicas vinculadas ao Sistema Educacional em todo o país. No Estado do Rio de Janeiro, é apoiada pela Universidade Federal Fluminense  (UFF), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  (UNIRIO )e pelo Instituto Federal Fluminense  (IFF ).

A Cerimônia Regional de Premiação de Medalhistas de Prata e Bronze da OBMEP aconteceu no último dia 29, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, onde a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai também foi premiada com um troféu pelo desempenho obtido por alunos munícipes, tanto da rede municipal, quanto estadual.

Guilherme, de 15 anos, esteve representando o município, juntamente com a diretora da Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes, Maria do Carmo de Faria Teixeira e familiares.

Ele contou que foi a quarta vez que participou das OBMEP e que nas três primeiras vezes que participou ainda cursava do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e recebeu certificados de menção honrosa.

Morando hoje em Bom Jesus do Itabapoana, onde cursa o 1º ano do Curso Técnico em Química, no Instituto Federal Fluminense (IFF), Guilherme morava na localidade do Juá, em Varre-Sai, no ano de 2016, quando participou da Olimpíada pela quarta vez ficando com a medalha de bronze. Ele falou dos incentivos que recebeu para que participasse da OBMEP.

“Sou grato a muitos professores, mas em especial ao professor Paulo Sérgio Santiago Chaves que desde o 6º ano despertou em mim o interesse pela Matemática e  pela OBMEP. Ele acreditou em mim e mesmo não conseguindo medalha nas três primeiras vezes que participei, disse para continuar tentando”, lembrou.

Além da medalha, Guilherme conseguiu o direito de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) e ainda optar entre realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação, através do Programa de Iniciação Científica e Mestrado   (PICME) ou ganhar uma bolsa para ajudar a custear um curso universitário.

“Era uma conquista que vinha buscando desde que fiz a minha primeira prova da OBMEP. Fiquei muito feliz, era algo que queria muito e que buscava todo ano. Falo para os alunos das escolas públicas de Varre-Sai que qualquer um que se dedique, consegue alcançar seu objetivo e isso não depende da sua escola ou lugar em que se encontra”, disse.

A diretora Maria do Carmo lembrou que a Escola participa da OBMEP desde 2009.

“Somos uma escola de zona rural, de um município pequeno e concorremos com escolas grandes, da capital e isso foi uma conquista imensa. Na OBMEP tem chance quem tem disciplina. Os professores e a direção estão muito felizes com essa grande conquista”, destacou a diretora.

O secretário municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva, ressaltou ainda o esforço da diretora da Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes de 2016, Maria Aparecida Simões de Oliveira.

“Essa medalha significa que estamos no caminho certo na Educação, não só para a escola mas para o município. Que isso sirva de motivação para continuarmos trabalhando, apoiando os professores e diretores para que possamos caminhar juntos em busca de uma Educação de qualidade”, destacou o secretário.

Silaine Terra – Departamento de Comunicação PMVS

Anúncios

Obrigado por acessar nossa página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Noroeste em Resumo

O seu canal de informação no Noroeste do Rio de Janeiro

NR NA WEB - ABNT - NBR - ISO

CURSOS ONLINE DA NORMA REGULAMENTADORA - ABNT - NBR - ISO

ARTE & CULTURA | MODA & DESIGN

Rose Abreu | São Paulo/Brazil

Conexão Noroeste

...Compromisso com a Verdade

Coisa de Torcedor

Sua paixão agora tem endereço

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

Pr. Samuel Lemos

Que as pessoas possam me julgar por meus próprios méritos, ou pela falta deles. Mas não me considerem como um apêndice deste grande sistema gospel religioso ou desses grandes pregadores eruditos . No meu próprio direito eu sou uma pessoa inteira, responsável por mim; Por tudo que sou, tudo que digo, e, tudo que faço. Pr. samuel lemos

FUTEROCK

Blog sobre Futebol e Rock N´Roll para quem curte estas duas paíxões

Notícias do Noroeste

A região Noroeste em foco em todo o estado.

Início

...Compromisso com a Verdade

Blog do Paulinho

- Jornalismo com Credibilidade -

%d blogueiros gostam disto: