Sebrae/RJ realiza a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Cidades Empreendedoras em Itaperuna

Itaperuna dá início, no dia 14 de julho, ao Programa Cidades Empreendedoras com a realização do 1º Workshop de Alinhamento promovido pelo Sebrae/RJ. Esta reunião é o pontapé inicial das atividades do Comitê Gestor do Programa no município, que conta com representantes da Prefeitura e do Sebrae/RJ.  Nesta reunião, a equipe do Sebrae fará o alinhamento das temáticas da Lei Geral e definirá os próximos passos do Programa, além de aplicar o Diagnóstico para geração do Plano Municipal de Desenvolvimento. Serão realizadas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Esta primeira fase do programa será finalizada em dezembro. A reunião será realizada às 9h, na sede do Sebrae em Itaperuna (Avenida Cardoso Moreira, 948, Centro).

O evento contará com cerimônia de abertura, com a participação do Prefeito Municipal de Itaperuna, Marcus Vinícius de Oliveira Pinto. Além disto, serão promovidas palestras com Vinicius Farah, ex-prefeito de Três Rios (eleito duas vezes prefeito empreendedor nacional e outras três no estado) sobre Gestão Empreendedora; com o consultor do Sebrae Gilmas Barboza, sobre “Geração de Riqueza e Valor para o Município” e outra chamada “Alinhamento das Temáticas da Lei Geral e Próximos Passos do programa”, com o também consultor Altair Souza.

O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro que vai engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões.  O grupo, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, lideranças empresariais, representantes do legislativo local e coordenadores regionais do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Para participação do município foram levados em consideração os seguintes critérios: status de lei geral municipal implementada; densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.

Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.

Os demais municípios que participam do Programa são: Angra dos Reis, Araruama, Campos Duque de Caxias, Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Volta Redonda e Três Rios. Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.

As expectativas do “Programa Cidades Empreendedoras” são: inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA (Plano Plurianual) de cada município participante, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo; apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas; aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores; apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional; disseminar o intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais e apoiar a implementação e qualificação das salas do empreendedor nos municípios fluminenses.

Ascom

 

Anúncios

Obrigado por acessar nossa página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Diário da Inclusão Social

A inclusão como ferramenta de transformação social

Noroeste em Resumo

O seu canal de informação no Noroeste do Rio de Janeiro

NR NA WEB - ABNT - NBR - ISO

CURSOS ONLINE DA NORMA REGULAMENTADORA - ABNT - NBR - ISO

ARTE & CULTURA | MODA & DESIGN

Rose Abreu | São Paulo/Brazil

Conexão Noroeste

...Compromisso com a Verdade

Coisa de Torcedor

Sua paixão agora tem endereço

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

Pr. Samuel Lemos

Que as pessoas possam me julgar por meus próprios méritos, ou pela falta deles. Mas não me considerem como um apêndice deste grande sistema gospel religioso ou desses grandes pregadores eruditos . No meu próprio direito eu sou uma pessoa inteira, responsável por mim; Por tudo que sou, tudo que digo, e, tudo que faço. Pr. samuel lemos

FUTEROCK

Blog sobre Futebol e Rock N´Roll para quem curte estas duas paíxões

Notícias do Noroeste

A região Noroeste em foco em todo o estado.

Início

...Compromisso com a Verdade

Blog do Paulinho

- Jornalismo com Credibilidade -

%d blogueiros gostam disto: