HÁ 33 ANOS, O BRASIL COMEMORA EM 10 DE JULHO O DIA OFICIAL DA PIZZA

 

 

 

 

 

 

Embora a pizza tenha chegado ao Brasil com os imigrantes italianos, no Século XIX , o dia da pizza é comemorado desde 1985.

A data foi criada pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Carvalho. A ideia original era promover um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de mussarela e marguerita.

Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da pizza.

A História da Pizza  é muito mais antiga do que parece.  Babilônios, Hebreus e Egípcios, são apontados como os primeiros a misturar trigo e água em uma massa assada em fogo rústico em apenas uma camada que ficou conhecida como pão de Abraão e se parecia com o Pão-Sírio de hoje.  Também era chamada de “Piscea”, daí o nome Pizza.

Lá pelos anos 1000 em Nápoles apareceu algo que lembra o que temos hoje como pizza.  Um pão chato coberto com toucinho e alho.  Mas por volta de 1760 os Italianos incrementaram a pizza com o tomate e era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche.

Durante a segunda metade do século XIX, Dom Raphaeli Esposito, uma padeiro napolitano que servia o Rei Alberto I e a Rainha Marguerita,  resolveu agradar a realiza inovando o cardápio, misturou o branco da mussarela, o vermelho do tomate e o verde do manjericão que reproduziram as cores da bandeira Italiana e a batizando como Pizza Marguerita em homenagem a Rainha.

Nesse período  outros padeiros começaram a inovar e adicionaram na pizza outros ingredientes como alho, o alhite e peixes da região. Ainda no século XIX, a primeira pizzaria que se tem registro foi a Port’Alba um grande ponto de artistas e intelectuais.

A pizza chegou ao Brasil por intermédio de imigrantes italianos.  Até os anos 50 só se encontrava pizza ou pizzarias nos redutos italianos.  São Paulo é considerada a segunda cidade onde se consome mais pizza no mundo, perde apenas para Nova York. No Brasil são consumidas 1.500.000 unidades por dia e o Estado de São Paulo é o responsável por devorar 800.000.

 

 

Anúncios

Obrigado por acessar nossa página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s