Operação mira traficantes que expulsavam moradores de casa no interior do RJ

Blindado patrulha ruas de conjunto habitacional durante operação

Blindado patrulha ruas de conjunto habitacional durante operação

Pelo menos 30 pessoas foram presas na Operação Cruzada, que reúne 800 agentes de várias forças de segurança nesta quinta-feira (9) em Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Entre o material apreendido estão duas granadas e uma carabina calibre 12, além de grande quantidade de drogas.

Agentes das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) vasculham casas populares que foram invadidas por traficantes de drogas. Segundo o MPRJ, a ação tem o objetivo de cumprir 126 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a com as investigações Polícia Civil, mais de 50 imóveis invadidos foram retomados durante a operação. Os criminosos estavam expulsando moradores para usar as casas como depósito de armas e de drogas, ponto de venda de entorpecentes e abrigo para integrantes do tráfico.

As comunidades abrangidas pela operação são Parque Eldorado I e II, Parque Santa Rosa, Parque Santa Clara e Parque Prazeres. A área abrange cerca de 15 mil habitantes.

A operação é realizada no contexto das medidas implementadas pela intervenção federal na Segurança Pública no Estado do Rio.

As investigações do MPRJ apontam que casas populares foram invadidas com uso de violência e ameaça. Em alguns casos, os criminosos chegaram a executar os moradores que não obedeciam às ordens.

De acordo com o MPRJ, a região é dominada pelo tráfico de drogas e tem altos índices de homicídio. Dados do órgão apontam que de janeiro deste ano até o início de agosto foram registrados na 146ª Delegacia Legal de Guarus 154 casos de tentativas de homicídio e 120 execuções.

Homens do Exército atuam no isolamento e controle do perímetro externo das comunidades e a PM opera no interior dos bairros, verificando denúncias de atuação criminosa.

A Polícia Civil cumpre os mandados e a PRF apoia no bloqueio e controle do tráfego das rodovias federais da região.

Operação é realizada no contexto das medidas implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado do Rio

As ações envolvem ainda a revista de pessoas e de veículos, a checagem de antecedentes criminais e a remoção de barricadas erguidas por criminosos. A operação conta com apoio de veículos blindados e aeronaves.

Durante a ação, funcionários da concessionária local de energia elétrica aproveitam a estabilidade e o acesso propiciados pelas forças de segurança para trabalhar na identificação e eliminação de “gatos”, como são chamados os furtos de energia.

As tropas distribuem folhetos solicitando a colaboração da população. São oferecidos dois canais: um telefone para denúncias anônimas, (21) 2253-1177, e um e-mail para dúvidas, reclamações, comentários e sugestões, o ouvidoria.intervencao@cml.eb.mil.br.

 

Operação conjunta conta com a participação de aproximadamente 800 agentes

Comunidades abrangidas pela operação são Parque Eldorado I e II, Parque Santa Rosa, Parque Santa Clara e Parque Prazeres .

Carabina calibre 12 apreendida durante a operação (Foto: Fernanda Lisboa/Inter TV)

Filho da patroa, de 19 anos, admitiu que violentou criança e saiu de casa. Polícia Civil conduz investigação sob sigilo, mas considera suspeito foragido. Jovem é hostilizado em redes sociais.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registradas 63.880 mortes violentas. Mortes provocadas por policiais aumentaram 20% e número de policiais mortos diminuiu 4,9%.
Edimar Goulart realizou o sonho de ver de perto o carro esportivo em uma revendedora de veículos. ‘LamborgUno’ também foi levada para Cuiabá em um guincho.
Empresário conta que passou por dias de desespero e peregrinou em igrejas, sem se conformar com a resposta de que o menino estava dormindo.
Com a decisão, votações acontecerão das 8h às 17h, em todas as cidades, de acordo com o horário local. Primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro e o segundo turno em 28 de outubro.
Pelo projeto de lei, de autoria do tribunal salário dos ministros passaria de R$ 33.763 para R$ 39.293. Como salários do STF são o teto do funcionalismo, variação geraria reajustes em cascata.

Obrigado por acessar nossa página.