Programa de Petrópolis é referência para 18 municípios do Norte e Nordeste

A imagem pode conter: 16 pessoas, incluindo Edimaldo Ferreira, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

O prefeito de Petrópolis Bernardo Rossi apresentou  nesta terça-feira (26), o Programa “Defesa Civil nas Escolas” para membros do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec).

O Projeto de Lei nº 7.654/2018 “Defesa Civil nas Escolas”, visa capacitar na forma didática os alunos sobre a importância da prevenção contra acidentes e desastres causados pela força da natureza, imprudência humana ou pelo desconhecimento sobre como agir durante ocorrências típicas de inverno como, por exemplo, estiagem e incêndio.

Participaram da reunião 26 representantes de 18 municípios que vieram conhecer a implementação do programa nas salas de aula. Além disso, os gestores visitaram a Escola Municipal Paulo Freire e acompanharam na prática o desenvolvimento das atividades.

O programa insere os temas Defesa Civil e Educação Ambiental nas salas de aula das redes municipal, estadual e particular.

“É uma grande honra apresentar um programa criado pela nossa gestão para outros municípios. Se o Defesa Civil nas Escolas fosse criado no passado, o nosso presente seria completamente diferente”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, garantindo que a prefeitura segue realizando outras ações de prevenção aos desastres de origem natural, além de retomar programas habitacionais. Com 920 unidades concluídas até julho, a atual gestão registra o marco de ter desenvolvido a maior produção habitacional já realizada na cidade.

“Em outra frente de trabalho, retomamos programas habitacion ais, para destinar imóveis par a pessoas que vivem em área de risco ou em algum momento já foram vítimas de desastres das chuvas e perderam suas casas. É importante destacar que trabalhamos de diversas formas pensando na população da nossa cidade”, frisou o prefeito Bernardo Rossi.

O Cogesdec representa todos os 18 municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido em Petrópolis, buscando mais informações para tentar implementar a atividade em suas cidades. Os gestores destacaram a importância de desenvolver os assuntos dentro da sala de aula, conscientizando os jovens.

Nos países de primeiro mundo, as crianças aprendem a como se comportar em caso de ocorrências. O trabalho desenvolvido em Petrópolis, através de força de lei, é uma demonstração do que é possível fazer”, disse Edimaldo Ferreira de Araújo, superintendente de Defesa Civil de Porciúncula, explicando que a pasta desenvolve trabalhos pontuais dentro das escolas, sem a produção ser obrigatória na rede.

Na Escola Municipal Paulo Freire, os gestores acompanharam o trabalho desenvolvido em sala de aula, com a criação de cartazes e colagens. A instituição de ensino possui 147 alunos com necessidades especiais e foi a primeira a entregar a atividade neste semestre, abordando as ameaças de inverno: incêndios florestais, estiagem e educação ambiental.

Sobre o Cogesdec

O Conselho foi criado em 2010, sendo composto por 18 municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai. Tem como finalidade a promoção e o desenvolvimento das Defesas Civis do Norte e Noroeste Fluminense, com a ampliação das ações antecipadas referentes as ameaças das cidades representadas.

Obrigado por acessar nossa página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s