Morre em Itaperuna o ex-vereador João Paulo de Rezende Tinoco, aos 71 anos

Morreu na noite desta segunda-feira (06) o ex-vereador João Paulo de Rezende Tinoco, aos 71 anos, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O político itaperunense de quatro mandatos, estava internado no Hospital São José do Avaí. O seu corpo será ser velado no Salão Nobre da Câmara de Vereadores e o sepultamento acontecerá no Cemitério Jardim Vale das Orquídeas as 14h00 desta terça-feira (07). João Paulo deixa a esposa Jane da Rocha Tinoco, os filhos Bruno, Luíza, Aline e quatro netos.

João Paulo de Rezende Tinoco, nasceu em Itaperuna no dia 21 de março de 1948. Segundo filho de Ruy de Oliveira Tinoco e Dalka Lobo de Rezende Tinoco, família descendente do desbravador Francisco Lannes Dantas Brandão, e que deu ao nosso município várias personalidades no campo político como: Senador Francisco Sá Tinoco, Amadeu Tinoco de Lacerda (Prefeito), Rubens Tinoco Ferraz (Deputado) do lado paterno e. Luiz Vieira de Rezende (Vereador na Primeira Câmara) pelo lado materno e José Egydio Tinoco Neto, seu primo, por parte de pai, (Deputado Federal por 3 mandatos).

João Paulo, cresceu, estudou e foi criado em Itaperuna cidade na qual desenvolveu sua atividade no comércio onde com o seu carisma e desenvoltura passou a ser conhecido pelos mais humildes da nossa população.

Na década de 60 investiu na Construção Civil e foi o precursor da então novidade da época as “Lajes Premoldadas” e onde com seu trabalho construiu vários prédios públicos e as primeiras casas do Conjunto Habitacional da Estrada do Avaí, onde surgiu um dos mais importantes bairros da Cidade o Governador Roberto Silveira.

João Paulo junto com o coordenador do IBAMA desenvolvendo projeto para o Meio Ambiente para Itaperuna

João Paulo, foi professor de Educação Física e coordenador de esportes do Município de Itaperuna pela Secretaria Estadual de Educação e assessor parlamentar do então Deputado Luiz Fernando Linhares com o qual trabalhou até o seu trágico acidente em 1980.

Presente no meio político e desenvolvendo um grande papel na área social, João Paulo Tinoco passou a ser conhecido não somente em sua cidade natal, mas também em muitas outras do Estado do Rio e até mesmo em outros Estados da Federação com isso o caminho estava aberto para assumir um cargo eletivo.

Em 1988 candidatou-se para disputar uma cadeira pelo Partido Democrático Social na Centenária Casa de Legislação de Itaperuna, a Câmara Municipal. Foi eleito com uma expressiva votação, nascia assim o grande homem público que Itaperuna tanto orgulha.

Logo em seu primeiro mandato mostrou a sua liderança política e o seu conhecimento Legislativo. Foi membro da Comissão e Orçamento e Tomada de Contas, Líder do seu Partido e participou da elaboração do Regimento Interno que iria reger a elaboração da Lei Orgânica do Município.

Por sua desenvoltura e o seu conhecimento, João Paulo foi escolhido para assumir um dos mais importantes papéis da história de Itaperuna, foi o Presidente da Comissão de Sistematização e Redação Final de Elaboração da Lei Orgânica Municipal que foi promulgada em 05 de abril de 1990 e para culminar com o seu tão importante trabalho naquele ano, foi eleito para assumir a presidência da Câmara de Vereadores para o ano de 1991 com a unanimidade dos votos dos Vereadores.

oão Paulo, apresentou vários projetos importantes para a sociedade Itaperunense como: da lei que possibilita a educação especial para o deficiente visual; da lei da coleta do lixo hospitalar de auto risco para uma maior proteção à população; da Lei que define um ensino de prevenção contra as drogas no sistema municipal de educação; da Lei que estabeleceu a leitura de um versículo da Bíblia Sagrada antes das reuniões da Câmara de Vereadores de Itaperuna; da Lei que levou até a parte alta da cidade o transporte coletivo urbano; da Lei que rebaixou o passeio público para facilitar o deslocamento dos deficientes físicos entre outras leis aprovadas pela Casa Legislativa de Itaperuna.

 

Portal Itaperuna Notícias

Obrigado por acessar nossa página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s