Porciúncula tem cinco produtores finalistas no Concurso Estadual de Cafés Especiais

A imagem pode conter: céu, montanha, planta, atividades ao ar livre e natureza

A Prefeitura de Porciúncula tem realizado parcerias em prol do fortalecimento da cadeia produtiva do café no Estado do Rio de Janeiro. Juntamente com o Sebrae, Emater, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural, Coopercanol, Ascarj e Governo do Estado, esse trabalho já está alcançando ótimos resultados para o município de Porciúncula e toda região. Dos dez finalistas do “Concurso de Qualidade dos Cafés do Rio de Janeiro”, que acontece nesse segundo semestre de 2019, sete produtores são do Noroeste Fluminense, sendo que cinco são de Porciúncula.

O Concurso já está em sua quarta etapa, na qual os finalistas têm de depositar amostras do café na Cooperativa dos Cafeicultores do Noroeste Fluminense, no dia 30 de outubro, onde serão avaliados pela comissão julgadora. E a etapa final acontece no dia 30 de novembro, no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, com a premiação dos primeiros colocados nas duas categorias – Via Seca e Via úmida. No local do evento, também haverá um Leilão, com compradores de cafés, empresas torrefadoras, baristas e cafeterias interessadas em cafés especiais produzidos no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o técnico da Emater, Flávio Gonçalves de Souza, os cafeicultores porciunculenses tiveram êxito na produção da última safra de cafés especiais, mesmo com as dificuldades causadas pelo clima, baixa no preço, alta dos insumos e pragas. “Este é um momento importante para os produtores de nossa região, pois o café produzido aqui está em destaque no cenário nacional de cafés especiais”, disse Flávio.

Os produtores de Porciúncula classificados para a final do III Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais do Rio de Janeiro são:

Categoria Via úmida – Enio Geraldo Marteline Neles – Fazenda São Mamede e Paulo Henrique Ricci – Sítio Sta Reginalda e Bom Jardim.

Categoria Via seca – Evando José Menim – Fazenda Boa Esperança; Paulo Ercio Melo de Oliveira – Sítio Três Irmãos e Enio Geraldo Marteline Neles – Fazenda São Mamede.

 

Portal Porciúncula / Fabiano Júnior

Obrigado por acessar nossa página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s